NR35 - Trabalho em Altura

QUAL A IMPORTÂNCIA DA NR 35?
 

Por ser algo ao mesmo tempo arriscado e corriqueiro, os trabalhos em altura não raramente causam acidentes, que costumam ser sérios – muitas vezes, até fatais. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), até o ano de edição da NR 35 (2012) cerca de 40% dos acidentes de trabalho eram causados por quedas. No setor da construção civil, por exemplo, cerca de 23% dos acidentes de trabalho são quedas de altura, de acordo com dados da Fundacentro.

 

Não são raros os casos de trabalhadores que não têm a capacitação adequada (e obrigatória) para os trabalhos que apresentam risco de queda, assim como também não são raros os casos de empregadores que não oferecem os equipamentos de proteção individual e proteção coletiva adequados – e também obrigatórios.

 

A NR 35 PERMITE QUE QUALQUER TRABALHADOR EXERÇA TRABALHO EM ALTURA?


Justamente considerando as particularidades dos trabalhos em altura, A NR 35 estabelece que apenas trabalhadores capacitados devem exercer atividades em altura. Para ser considerado capacitado, o profissional deve ser submetido a um treinamento teórico e prático, com carga horária mínima de 8 horas.

 

Também é obrigatório um treinamento periódico com frequência bienal que funciona como reciclagem dos trabalhadores que exercem atividades em altura. Esse treinamento também deve ter carga horaria de no mínimo 8 horas. O treinamento deve ser ministrado por instrutores com comprovada proficiência no assunto, sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança no trabalho.

É de extrema importância ressaltar a obrigatoriedade da parte prática no treinamento para trabalhos em altura – assim como para outras atividades, a exemplo do trabalho em espaços confinados.

Também considerando eventuais efeitos que a altura possa causar nos trabalhadores, como vertigens, náuseas, entre outros, os exames do PCMSO, admissionais e periódicos, envolvendo trabalhadores que efetuarão trabalhos em altura devem ser específicos considerando essa situação particular.

SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO
FALE CONOSCO

(12) 2103.0622 - (12) 99610.3656

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h às 1730h.

VOLTE SEMPRE

Continue conectado conosco, nos adicione em suas Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
NOSSOS SERVIÇOS

- PPRA NR09           - PCMSO NR07

- LTCAT NR15/16    - PPP INSS

- CIPA NR05            - EPI NR06

- Brigada de Incêndio IT17

- Trabalho Altura NR35 - Espaço Confinado NR33

- Exames Médicos ASO

- Laudos Ambientais

- E-social SST | Consultoria e Implantação

- Laudo Insalubridade - Laudo Periculosidade

- Licença ANVISA - Licença AVCB CLCB

ENCONTRE-NOS

Atendemos as cidades de Guaratinguetá, Lorena, Aparecida, Taubaté, Roseira, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Ubatuba, Caraguatatuba, Cruzeiro e toda a região.

© 2020 Bio Safety | Empresa do grupo A F Company