05 principais riscos de acidente de trabalho em escritórios e como evi
top of page
  • BS CONSULTORIA

05 principais riscos de acidente de trabalho em escritórios e como evitá-los


Ao falarmos sobre acidentes de trabalho, normalmente nos vem a mente canteiros de obras ou grandes indústrias e realmente nestes locais a incidência do risco é maior. Mas você já parou para pensar que mesmo um escritório ou qualquer setor administrativo esconde sérios riscos de acidentes?

E o que é pior totalmente negligenciado pela falsa sensação de segurança.

Neste artigo colocaremos um pouco de luz sobre as principais situações de riscos encontradas em ambientes administrativos e como evitá-las. Mas antes, vamos primeiro conceituar de forma breve o que de acordo com a legislação é considerado um ACIDENTE DE TRABALHO.

A lei nº 8.213/91 estabelece que acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, tendo como consequência algum tipo de lesão corporal ou perturbação funcional que possa ocasionar perda permanente ou temporária da capacidade de trabalho e, em casos mais extremos, até mesmo levar à morte.

Então agora vamos lá, para o nosso TOP FIVE de acidentes em ambientes administrativos:

1 - LER/DORT

Segundo dados da Previdência Social as doenças relacionados à ergonomia são a 2ª maior causa de afastamentos do trabalho em todo o país. Estas doenças ocorrem em virtude da intensificação do trabalho, uso indiscriminado de computadores sem a realização de pausas e em postos de trabalho inadequados e também da prática de levantamento e movimentação de cargas de forma inadequada.

A solução é a prevenção com foco no conhecimento, as empresas devem investir em programas de treinamentos sobre os riscos e as formas de prevenção, estimular os funcionários a realizarem pausas rápidas e periódicas e implantar um programa de ginástica laboral com alongamentos e exercícios durante a jornada de trabalho.

Uma forma prática e imediata de solução é instalar impressoras e scanners um pouco afastado dos postos de trabalho, assim ao buscarem as impressões os funcionários já estarão fazendo pausas e exercitando o corpo.

2 - QUEDAS

Neste quesito abrimos um leque de possibilidades sobre os riscos de acidentes, temos queda de mesma altura, escorregões, quedas de plataformas, cadeiras, escadas e por ai vai.

O importante para prevenir é não improvisar, não utilizar cadeiras como escadas, estar sempre atento ao chão onde pisa, tomar cuidado com pisos molhados e encerados, sempre usar o corrimão ao subir e descer de escadas e evitar cabos e fios nas áreas de circulação sem a devida sinalização e proteção.

3 - QUEIMADURAS

Quem não gosta de um café quentinho que atire a primeira pedra! Os acidentes com líquidos e superfícies quentes são muito comuns.

A chave da prevenção é estar sempre atento, evite tomar bebidas quentes nas mesas e postos de trabalho e ao consumi-las opte por xícaras ou copos descartáveis para bebidas quentes pois são mais resistentes, muito cuidado também com chama de fogões e até mesmo as bases das cafeteiras que geralmente estarão quentes.

4 - CHOQUE ELÉTRICO

Nos dias de hoje não existe mais escritório sem eletricidade, tudo de certa forma só funciona ligado à energia e este perigo silencioso muitas vezes nos pega de surpresa, seja em cabos ou extensões em más condições e até mesmo ao se aventurar em rápidas manutenções e gambiarras.

A melhor forma de prevenção é sempre vistoriar as condições de cabos e extensões antes do uso e não realizar nenhum tipo de manutenção ou instalação em equipamentos energizados e nunca sobrecarregue tomadas com a utilização de adaptadores como Tes ou Benjamins.

5 - PERFUROCORTANTES

Muitas vezes não nos damos conta da existência desta classe em nosso dia a dia, quando pensamos neste termo nos vêm a mente apenas agulhas e seringas, mas e os grampos de grampeador, as tachinhas ou percevejos, tesouras, estiletes, facas e até lápis e canetas? Estamos rodeados de perfurocortantes e os acidentes são bem rotineiros, até papel pode nos cortar!

Todo cuidado é pouco ao manusear estes instrumentos e a atenção redobrada vai impedir que os acidentes aconteçam, mantenha tudo organizado nas gavetas!

Poderíamos trazer muitas outras situações de risco em ambiente administrativos, mas o que vimos acima já ilustra bem o quanto de riscos que estamos expostos rotineiramente, abaixo segue um exercício descontraído sobre os avaliação de riscos, clique na imagem e tente achar os riscos e pense em como poderiam ter sido evitados.

Saiba que qualquer acidente pode ser evitado! Não negligencie as regras de segurança e ajude seus colegas na prevenção.

TODO TRABALHADOR MERECE VOLTAR PARA CASA DO MESMO JEITO QUE FOI PARA O TRABALHO: INTEIRO!

31.225 visualizações
bottom of page