Minuto da Segurança: A importância do DDS | Consultoria Especializada em Segurança do Trabalho, eSocial SST e Medicina Ocupacional para Micro e Pequenas Empresas.
top of page
  • Foto do escritorbiosafetyconsultoria

Minuto da Segurança: A importância do DDS


Quando se trata de segurança do trabalho, muitos aspectos são levados em consideração, como segurança patrimonial, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, proteção ambiental e muitos outros aspectos que esta área exerce. Ao focar no fator humano, é incomensurável chegar a um denominador que se aproxime da importância da comunicação, porque comunicação é o que entendemos.


Por esse motivo, a importância do Diálogo Diário de Segurança - DDS na segurança do trabalho torna-se tão importante, pois os conhecimentos transferidos podem e devem conscientizar o indivíduo para atitudes de vida mais responsáveis, técnicas, seguras e qualitativas.

O conhecimento que a DDS transmite estimula o colaborador a aprender, tornando-o uma pessoa consciente, responsável, respeitando os padrões da empresa, e também transforma a sociedade, ou seja, seu ambiente social e familiar. O DDS consiste em um diálogo com um tema relevante e direto, com foco em áreas como segurança do trabalho, saúde, meio ambiente e qualidade de vida (em geral, os assuntos do DDS são voltados para algo que é a realidade da empresa). O DDS também precisa ser conciso, ou seja, é um momento de reflexão que costuma durar cerca de 10 minutos; não existe um local específico para fazê-lo, mas tem que ser no ambiente e na hora certa.


  • D – Diálogo: deve-se ressaltar que não só o profissional deve expressar sua opinião, mas também ouvir as opiniões, críticas e sugestões dos funcionários (afinal, são eles quem estão diretamente relacionados ao assunto);

  • D – Diário: todos os dias somos bombardeados por uma sobrecarga de informações por todos os meios, mas questões importantes como a segurança do trabalho devem ser priorizadas, para que a importância do diálogo, da educação e da conscientização cotidiana mude o conceito do homem;

  • S – Segurança: a segurança permeia aspectos como pessoas, patrimônio e meio ambiente, sendo do interesse e dever de todos cumpri-los, e essa participação é a base do sucesso da empresa.


A importância do DDS na segurança do trabalho consiste também na preparação de um especialista que conduzirá o diálogo, o conhecimento e domínio necessários do tema, o comprometimento e, acima de tudo, o respeito aos colegas, suas limitações e opiniões. Grande parte dos diálogos diários de segurança - o DDS - não retorna devido à aplicação incorreta de contexto, atitude e comprometimento. Mas além das imperfeições, a importância que o DDS promove no ambiente de trabalho é incomensurável e seus resultados podem ser deslumbrantes no curto, médio e longo prazo.


Quer aperfeiçoar a capacitação dos seus colaboradores?

Nós da Bio Safety Consultoria estamos preparados para auxiliar sua empresa nessas questões. Possuímos uma Plataforma de Treinamentos EAD perfeita para sua necessidade!

Na dúvida, fale conosco!

284 visualizações
bottom of page