• BS CONSULTORIA

Os Treinamentos Ocupacionais são realmente necessários?


Iniciaremos este artigo com uma frase de Benjamin Franklin que diz: "Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros", só por este motivo já responderia a questão do título. A única forma de mudarmos situações e comportamentos é através do conhecimento e em SST isto é ainda mais fundamental, pois cada trabalhador é um agente de transformação e quanto mais ele tiver conhecimentos sobre os riscos existentes e principalmente sobre como se prevenir destes riscos, mais seguro será seu ambiente de trabalho e mais produtiva será a empresa.

Mas vamos as obrigações legais da empresa exigidas pelo Ministério do Trabalho.

Como mencionado no artigo anterior, uma das formas de adequação exigidas pelo Ministério do Trabalho diz respeito a capacitar os trabalhadores acerca dos riscos e dos medidas preventivas a fim de evitar doenças ou acidentes do trabalho.

Neste quesito teremos 02 divisões básicas: SEM carga horária obrigatória e COM carga horária obrigatória e assim vamos ver um pouco de cada uma, porém vale ressaltar que com ou sem carga horaria definida os temas são obrigatórios e passiveis de punição para as empresas que descumprirem:

  • SEM CARGA DEFINIDA: Nestes treinamentos a legislação apenas obriga as empresas a orientarem ou instruírem seus trabalhadores acerca dos riscos e medidas preventivas, desta forma as empresas possuem liberdade para realizarem a melhor gestão sobre tais temas e como exemplo poderíamos citar:

  • COM CARGA DEFINIDA: Nesta outra modalidade a legislação já determina qual deve ser a carga horária do treinamento bem como o conteúdo a ser aplicado. Como exemplo:

Outro fator importante é com relação a periodicidade, ou seja, o tempo de "validade" de cada treinamento, pois atualmente possuímos treinamentos que deverão ser realizados anualmente, bienalmente e até trienalmente e a não realização da reciclagem no prazo estabelecido também será passível de autuação.

Uma outra forma de treinamento muito eficaz e prática, porém sem exigência legal para sua execução é o DS - Diálogo de Segurança. Nesta modalidade a empresa proporciona um período de cerca de 10 minutos ao início da jornada, diariamente ou semanalmente, para serem tratados assuntos relacionados à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e estimula a participação de todos seus trabalhadores através da partilha de experiências e pensamentos acerca do tema proposto, outra forma de estímulo à participação é a definição prévia de um cronograma de temas e condutores, devendo estes trabalhadores prepararem um DS e conduzi-lo na data programada.

E como o assunto é mais extenso, preparamos um arquivo detalhado sobre todos os temas, cargas horarias e periodicidade que poderá ser baixado abaixo.

BAIXE AGORA RELAÇÃO COMPLETA DOS TREINAMENTOS EXIGIDOS PELO MTE

E como incentivamos a aplicação do Diálogo de Segurança, preparamos abaixo um ebook gratuito com 61 temas de DS para serem aplicados imediatamente.

61 temas gratuitos de DIÁLOGO DE SEGURANÇA - BAIXE AGORA

#Treinamentos

93 visualizações
FALE CONOSCO

(12) 2103.0622 - (12) 99610.3656

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h às 1730h.

VOLTE SEMPRE

Continue conectado conosco, nos adicione em suas Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
NOSSOS SERVIÇOS

- PPRA NR09           - PCMSO NR07

- LTCAT NR15/16    - PPP INSS

- CIPA NR05            - EPI NR06

- Brigada de Incêndio IT17

- Trabalho Altura NR35 - Espaço Confinado NR33

- Exames Médicos ASO

- Laudos Ambientais

- E-social SST | Consultoria e Implantação

- Laudo Insalubridade - Laudo Periculosidade

- Licença ANVISA - Licença AVCB CLCB

ENCONTRE-NOS

Atendemos as cidades de Guaratinguetá, Lorena, Aparecida, Taubaté, Roseira, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Ubatuba, Caraguatatuba, Cruzeiro e toda a região.

© 2020 Bio Safety | Empresa do grupo A F Company