top of page

Fim do PPRA: Saiba mais sobre o PGR

Foto do escritor: biosafetyconsultoriabiosafetyconsultoria

No dia, 12 de março de 2020, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 6.730, de 9 de março de 2020, que aprova a nova redação da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01) – Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais.


A nova redação da NR-01 estabelece que a organização deve implementar, por estabelecimento, o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) em suas atividades, que por sua vez, deve constituir o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) por unidade operacional, setor ou atividade.


O que é o PGR?

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), como o próprio nome diz, consiste em um programa de gerenciamento de riscos ocupacionais relativo a todas atividades e ambientes de trabalho da organização.

Conforme o subitem 1.5.3.1.2 da NR-01, o PGR poderá ser atendido por sistemas de gestão, desde que estes cumpram as exigências previstas na NR-01 e em dispositivos legais de Segurança e Saúde do Trabalho (SST).

Como exemplos de sistemas de gestão em SST, temos a OHSAS 18001 e a ISO 45001.


Quando o PGR entra em vigor?

Inicialmente, o Art. 5º da Portaria nº 6.730, de 9 de março de 2020, estabelece que a Portaria entrará em vigor 1 (um) ano após a data de sua publicação e consequentemente, a obrigatoriedade de implementação do PGR. Porém, nos dias 05 e 06 de novembro de 2020, ocorreu a 8ª Reunião Ordinária da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), estabelecendo o início de vigência da nova NR-01 para o dia 1º de agosto de 2021.

Dessa forma, o PGR entrará em vigor no dia 1º de agosto de 2021. Além disso, foi estabelecido na reunião da CTPP que as novas redações da NR-07, NR-09 e NR-18 também entrariam em vigor no dia 1º de agosto de 2021, com isso uniformizando o início de vigência das NRs.

Por fim, vale ressaltar, que a partir do dia 1º de agosto de 2021 o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) não terá mais validade e deverá ser substituído pelo PGR.


Ficou com dúvidas? Nós da Bio Safety Consultoria estamos preparados para auxiliar sua empresa nessas questões. Entre em contato conosco agora mesmo, temos a solução perfeita para sua necessidade!


Na dúvida, fale conosco!

FALE CONOSCO

(12) 3600-2700 - (12) 99610.3656

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h às 1730h.

VOLTE SEMPRE

Continue conectado conosco, nos adicione em suas Redes Sociais

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
NOSSOS SERVIÇOS

- PGR NR01             - PCMSO NR07

- LTCAT NR15/16    - PPP INSS

- CIPA NR05            - EPI NR06

- Brigada de Incêndio IT17

- Trabalho Altura NR35 - Espaço Confinado NR33

- Exames Médicos ASO

- Laudos Ambientais

- Gestão eSocial SST | Consultoria e Implantação

- Laudo Insalubridade - Laudo Periculosidade

ENCONTRE-NOS

Atendemos as cidades de Guaratinguetá, Lorena, Aparecida, Taubaté, Roseira, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Ubatuba, Caraguatatuba, Cruzeiro, Campos do Jordão, São Francisco Xavier, Jacareí, Bertioga, Paraty e toda a região.

© 2024 Bio Safety Consultoria SST

bottom of page