• biosafetyconsultoria

O que fazer quando o funcionário se negar a fazer exames médicos?



Os exames médicos são algumas avaliações médicas a que o empregado deve ser submetido obrigatoriamente ao longo da vigência de seu contrato de trabalho, bem como, após a extinção do mesmo.



Por ter caráter compulsório, o trabalhador não poderá recusar a sua realização, sob pena de configurar conduta faltosa, isto é, um ato de insubordinação que enseja demissão por justa causa ou, em caso de exame médico demissional, o trabalhador não poderá requerer judicialmente a anulação de sua demissão com base justamente na ausência do exame, bem como a empresa não poderá ser penalizada se tomou todas as providências para que o empregado se submetesse à avaliação médica.


E então, o que fazer?

Em caso de resistência do trabalhador na realização dos exames, para se precaver, a empresa deve notificar formalmente o empregado a respeito da data e do horário do exame, bem como o médico responsável por realizá-lo. Comprovada a ausência do empregado ou a sua recusa expressa em não se submeter à avaliação, restará configurada a insubordinação por parte do trabalhador, de modo que o empregador poderá dispensá-lo por justa causa, nos termos do art. 482 da CLT. Já no caso do exame médico demissional, o empregador não poderá ser alvo de penalidades, visto que se desincumbiu de seu ônus, muito menos poderá o empregado pleitear a anulação de sua demissão em virtude da falta do exame que ele mesmo se absteve de fazê-lo.


Ficou com dúvidas? Nós da Bio Safety Consultoria estamos preparados para auxiliar sua empresa nessas questões. Entre em contato conosco agora mesmo, temos a solução perfeita para sua necessidade!


Na dúvida, fale conosco!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
FALE CONOSCO

(12) 2103.0622 - (12) 99610.3656

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h às 1730h.

VOLTE SEMPRE

Continue conectado conosco, nos adicione em suas Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
NOSSOS SERVIÇOS

- PPRA NR09           - PCMSO NR07

- LTCAT NR15/16    - PPP INSS

- CIPA NR05            - EPI NR06

- Brigada de Incêndio IT17

- Trabalho Altura NR35 - Espaço Confinado NR33

- Exames Médicos ASO

- Laudos Ambientais

- E-social SST | Consultoria e Implantação

- Laudo Insalubridade - Laudo Periculosidade

- Licença ANVISA - Licença AVCB CLCB

ENCONTRE-NOS

Atendemos as cidades de Guaratinguetá, Lorena, Aparecida, Taubaté, Roseira, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Ubatuba, Caraguatatuba, Cruzeiro e toda a região.

© 2020 Bio Safety | Empresa do grupo A F Company